quinta-feira, 28 de junho de 2012

Biologia - Pegada Ecológica

   Muitos de nós não paramos para pensar como nosso planeta estará daqui alguns anos, o que estamos fazendo para conservar a Terra? Todos deixamos marcas, "rastros" na natureza, boas ou ruins essas marcas afetaram nossa geração. Estamos explorando nosso planeta de forma errada e exagerada, abusando dos recursos naturais e degradando o meio ambiente. Se todos nós utilizarmos métodos e recursos naturais de forma inteligente, estaremos fazendo nossa parte para garantir um desenvolvimento sustentável.
   Com isso, fiz um teste que mostrou resultados da minha pegada ecológica pessoal. Respondi questões sobre minha alimentação, gastos em relação a minha casa, transporte e etc. Descobri os seguintes resultados: Se todos vivessem como eu, seria necessário uma capacidade de regeneração de 0.9 planetas por ano, relacionando com a média da biocapacidade mundial na qual são 1.8 hectares globais por pessoa. Comparando minha pegada com a de outros países, estou um pouco abaixo do equador, a última. Para sustentar meu estilo de vida, toma-se 1.7 hectares globais da área bioprodutiva do planeta Terra. É utilizada 8.3% de área de energia, ou seja, minha pegada de carbono; 27.4% de área cultivada, para o cultivo de frutas, grãos e verduras, incluindo pastos e alimentação para criação de animais; 36.1% de área de pastagem ou área necessária para o manejo sustentável de rebanhos; 22.6% de área de florestas, disponibiliza a quantidade de madeira que consumo;  3.9% de área construída, infra-estrutura humana; E por fim, 1.7% de área de pesqueiro, área necessária para produção de peixe que consumo.
   Analisando esses resultados pude perceber que muitas vezes não penso no quanto EU estou fazendo para mudar alguns hábitos. Se cada um olhasse a sua pegada, e realmente mudasse sua postura em relação ao meio ambiente, como por exemplo, não jogar lixo na rua, economizar luz e água.. aprendemos desde pequenos, isso não é novidade. Entretanto muitas pessoas esquecem, não ligam, infelizmente. Mudar para ajudar a Terra é um dever nosso. Além disso, devemos passar conhecimentos para nossos conhecidos, família, amigos.. Cada um fazendo sua parte é possível conservar o nosso planeta. Deixando pegadas em uma mundo mais verde.




5 comentários:

  1. Andressa, seu trabalho está muito bom. Realmente muitos de nós não paramos pra pensar de como vamos deixar este planeta para nossos filhos, por exemplo. Você deixou bem claro de que cada um fazendo a sua parte é possível conservar o nosso planeta, eu também concordo com isso, e temos que conservar sim para um mundo mais sustentável!!

    ResponderExcluir
  2. Andressa, nós estamos mesmo explorando nosso planeta de forma errada e exagerada, e muitas vezes não nos damos por conta disso. Nós temos apenas um planeta e devemos cuidar muito bem dele para que nos futuro nosso filhos possam ter uma vida saudável. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Andressa, parabéns pelo trabalho. Realmente, aprendemos desde crianças a importância de agirmos pensando nos outros e, quando crescemos, esquecemos sobre tudo isso. Apenas para avisar, na ultima linha escreveste "uma mundo mais verde" ao invés de "um". Gostei bastante do seu texto!

    ResponderExcluir
  4. Andressa, teu trabalho está ótimo. Me chamou muito a atenção que teus resultados foram de porcentagens bem menores que os meus! Creio que se continuares assim, porém mudando alguns hábitos, estarás contribuindo de forma positiva com o mundo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Andressa, achei seu artigo muito bom, diferencializado dos que eu tive acesso. Abordaste o tema claramente, com palavras de fácil compreensão para as pessoas.
    Realmente é decepcionante o número de pessoas que devem existir que não ligam para este tema, mas que não é tão simples assim... É um tema, um assunto sobre nosso PLANETA, aonde vivemos e deixaremos nossas futuras gerações viver. Por exata causa, devemos fazer nossa parte! E gostaria de destacar uma frase que citaste em seu texto, que acredito que nada mais é que a verdade: "aprendemos desde pequenos, isso não é novidade" sobre o meio ambiente a respeito de jogar lixo nas ruas, o uso excessivo de energia e água... Mas também não devemos esquecer que o lesgilações governamentais também devem fazer sua parte, já que elas são membros de um "poder superior", na incluisão de fatores ambientalistas nas suas construções, infraestrutura, serviços públicos do país e de todo o mundo.

    ResponderExcluir