A Biologia é a ciência
que estuda os seres vivos, bem como a interação da vida com seu
ambiente físico-químico. Do grego, bios= vida e logos= estudo,
ou seja, estudo da vida. Abrange áreas acadêmicas que estudam a vida nas mais variadas escalas, sendo algumas delas:
- A Biologia celular ou Citologia é a área da biologia que estuda as células, a respeito da sua estrutura, suas funções e importância na complexidade dos seres vivos. Estuda o funcionamento dos sistemas celulares, como estas células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas, ou seja, é um estudo detalhado dos componentes da célula. Os componentes formados por células são de importância extrema para a vida dos seres vivos. É estudada em cursos da área de saúde e biológicas. Assim que inventado, o microscópio ajudou o homem a ver estruturas nunca vistas antes. Essas estruturas foram mais estudadas com a utilização de técnicas de citoquímica e o auxílio fundamental do microscópio eletrônico. A palavra "célula" vem do latim: cellula (quarto pequeno). O hemograma é um exame que verifica as informações das células sanguíneas de um paciente.
- A Ecologia é a área que estuda as interações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente. Estuda a distribuição dos seres vivos. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. O meio ambiente afeta os seres vivos pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, e também às suas funções, o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente e a sua qualidade determinam o número de espécies que podem viver no mesmo lugar. A hora do planeta é um movimento que mobiliza a população contra o aquecimento global desde 2007, onde todos são convidados a apagar as luzes em um período de 60 minutos para mostrar sua preocupação com o mundo e o aquecimento global.
- A Imunologia é a área da biologia que estuda o sistema imunitário ou imunológico. Lida com o funcionamento fisiológico do sistema imune de um indivíduo. O conceito de Imunologia foi criado por Elie Metchnikoff em 1882. As células responsáveis pela imunidade são: linfócitos, fagócitos. Os linfócitos são responsáveis pela produção de anticorpos. Muitas pessoas são imunes a doenças pelas vacinas contra alguns vírus, mas também por mudanças de hábitos que podem reduzir as chances de contrair doenças. Alguns alimentos ajudam a deixar a imunidade nas alturas.
- A Genética é a ciência que estuda a forma de transição de características biológicas de geração em geração. O termo genética descreve o estudo da variação e hereditariedade. hoje, a genética tem ferramentas que investigam as funções dos genes, e tenta explicar o que eles são e como eles trabalham. Genes são a maneira pela qual os organismos vivos herdam características de seus antepassados .A informação genética está, normalmente, nos cromossomos, onde é representada na estrutura química da molécula de DNA. Todos herdam alguns traços de seus pais, isso é a genética. Podemos ver em todos os lugares, crianças usualmente se parecem com seu pais porque elas herdam os genes dos pais.
- A Etologia, Em zoologia, é a área que estuda o comportamento animal, sob influência da teoria da evolução, tendo como básico a evolução do comportamento através do processo de seleção natural. Segundo Darwin, cada espécie é dotada de seu próprio repertório peculiar de padrões de comportamento, da mesma forma que é dotada de suas próprias peculiaridades anatômicas. Os etólogos estudam esses padrões de comportamento específicos das espécies. Os filhotes de saimiris, medindo cerca de 10-12 cm, vivem boa parte da infância "cavalgando" sua mães, aboletados sobre seus quadris. Um destes animais, passeando desta forma entre o bando de semelhantes, um dos filhotes roçou uma das mãos na pelagem do "chefe" do grupo. Esta atitude, descobriu-se depois, representa uma imperdoável grosseria entre estes animais - seria como dirigir-se à um estadista puxando-o pela manga do paletó. A reação do líder, no entanto foi curiosa. Ao invés de irritar-se com o filhote, passou uma "descompostura" em regra na mãe por ela não ter "educado devidamente" seu pequenino! (Estudando o comportamento dos saimiris, por Detlev Ploog e Sigrid Hopf do Instituto Max Plank em Munique, Alemanha). Essas e algumas outras atitudes de derivadas espécies são estudadas pela etologia.
Andressa, parabéns pelo texto! Muito bem desenvolvido, além do exemplo extremamente interessante em Etologia. Gostei muito de saber sobre esse animal que eu nem ao menos tinha conhecimento. Seu trabalho trouxe diversas curiosidades. Continue o bom trabalho!
ResponderExcluirParabéns pelo teu texto Andressa, foram todos os assuntos muito bem elaborados, e gostei muito da sua dica de cuidar do meio ambiente e preservar a terra, muito bom continue assim!
ResponderExcluir